O Centro Pedagógico Pés no Chão, integrante da rede particular de ensino, localizado no município de Sabinópolis, MG, foi criado pelo decreto n.º 950 de 1995, publicado no “MG” em 11/11/95, e autorizada a funcionar pela portaria n.º 218 de 1996, publicada no “MG” em 27/02/96.

O Centro Pedagógico Pés no Chão surgiu da iniciativa dos pais e professores que viam a necessidade de organizarem um atendimento que pudesse dar continuidade ao ensino infantil neste estabelecimento e que essas crianças pudessem continuar a crescer em todos os sentidos de maneira sadia em contato com outras crianças.

O primeiro nome (CENTRO PEDAGÓGICO PÉS NO CHÃO ) foi escolhido através de uma pesquisa feita na comunidade, hoje, CENTRO PEDAGÓGICO MOTIVAR.
O novo nome foi escolhido através de sugestões dadas pelos professores da escola, por acreditarem sermos uma instituição que tem como objetivo estimular, entusiasmar, ativar o comportamento para o desejo, a vontade, o esforço, o sonho, e a esperança. Sua definição foi dada como o processo que determina a intensidade, a direção e a persistência dos esforços de uma pessoa para alcançar sua meta. Os indivíduos motivados permanecem na realização de suas tarefas até atingirem seus objetivos. No decorrer desses vinte anos, os resultados alcançados pelos nossos alunos comprovaram que é por meio da associação entre ensino e formação que reside a essência da verdadeira educação. Somos hoje, referência em educação infantil e fundamental.

MISSÃO

Buscar a superação do preconceito e da segregação, desenvolvendo no ser humano as competências básicas do aprender a SER, a CONVIVER, a FAZER e a CONHECER competências que o tornarão preparados para os impactos da vida.

“Nosso desejo é que a escola cumpra um papel social de humanização e emancipação, onde o aluno possa desabrochar, crescer como pessoa e como cidadão, e onde o professor tenha um trabalho menos alienado e alienante, que possa repensar a sua prática, refletir sobre ela, resignificá-la e buscar novas alternativas.” (VASCONCELLOS, 2002. P.14)

Esse é o verdadeiro sentido da educação: considerar o ser em seus aspectos cognitivos, afetivos, emocionais, sociais, criando um ambiente de trocas e ajuda mútua, fazendo nascer com isso um ser mais solidário, mais humano, uma sociedade menos competitiva e mais cooperativa.

FILOSOFIA DE NOSSO TRABALHO

“... se nós não escolhermos qual é a nossa filosofia, qual é o sentido que vamos dar a nossa existência, a sociedade na qual vivemos nos dará, nos imporá a sua filosofia.” (LUCKESI, 1990)

Para se chegar a isso, é necessário ter bem claro para onde estamos caminhando, sem, contudo ter estruturado a priori o caminho a ser percorrido. Este será construído no decorrer de uma prática concreta e comprometida, na qual cada equipe encontrará sua própria forma de caminhar. Assim, é importante saber como fazer a travessia.

“Para educar, não basta indicar um horizonte e um caminho para se chegar lá. É preciso indicar como se chegar lá e fazer o caminho juntos.” (GADOTTI, SEE/MG, 2001.)

Eis o que é a Proposta Pedagógica ou o Projeto Político Pedagógico do CENTRO PEDAGÓGICO MOTIVAR:
“... Um processo permanente de reflexão e discussão dos problemas da escola, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade”. (Passos, 1995)

O Centro Pedagógico Motivar, com essa proposta, é um lugar de trocas de experiências, diálogo, debates, busca conjunta, de melhores experiências educativas com vistas a formação de um ser humano melhor, dando destaque especial ao mesmo, para que ele compreenda o sentido da vida, elabore um repertório de conhecimentos e vivências que lhe proporcionem a alegria de viver, de amar e de servir.

Propomos ministrar uma educação integral pautada nos seguintes pressupostos:

  • Formação do cidadão competente, atuante, produtivo e crítico para a qual devem convergir todas as ações escolares, desde as mais amplas às mais específicas, com o comprometimento de todos os profissionais da escola;
  • Vinculação teoria e prática assegurando a inter-relação entre realidade social e cultura escolar, na perspectiva de uma educação possível e necessária;
  • Produção do conhecimento como processo dinâmico de aprendizagens significativas, tendo o aluno como sujeito de sua aprendizagem, o qual reelabora, reinterpreta, cria e constrói conceitos a partir de sua própria estrutura cognitiva;
  • Vivências de práticas democráticas pelo estímulo à participação ativa e efetiva de todas as ações escolares, ocupando espaços, assumindo posições, contribuindo para o fortalecimento e o crescimento do grupo;
  • Relação professor-aluno estruturada numa interação dinâmica e afetiva que considere a diversidade pessoal e cultural, assegure o respeito mútuo, num clima propício à elevação da autoestima do aluno e que favoreça o seu sucesso na escola.

Quem Somos?

A Escola

Centro Pedagógico Motivar

Com mais de 20 anos de existência o Centro Pedagógico Motivar (antigo Centro Pedagógico Pés no Chão) se orgulha de, utilizando métodos de ensino altamente consolidados, ter formado diversas turmas, contribuindo para a formação de profissionais diferenciados e sendo hoje referência em educação infantil e fundamental.

Venha conhecer um pouco de nossa história e negociar a educação que fará a diferença no futuro do seu filho!

Leia mais

Possui dúvidas?

Equipe profissional

Nossa equipe é profissional, experiente e motivada constantemente a fornecer educação de qualidade reconhecida através dos melhores sistemas de ensino.

Sistema de ensino

Através do sistema Pitágoras de ensino, você tem garantia de qualidade de todo o material com que seu filho tem contato, garantindo o que há de melhor!

Atividades extracurriculares

Nossos alunos se mantém motivados além de tudo através de trabalhos extracurriculares como teatros, feiras, apresentações de música, acampamentos e muito mais.

Ainda restaram dúvidas?

Venha conhecer nossa estrutura e pergunte sobre nossa instituição! Ficaremos muito felizes em recebê-lo!

Calendário/Eventos

Tel.: (33) 3423 1015 ou (33) 99908 4249
secretaria@equipepesnochao.com.br

Rua Inácio Barroso n. 138 - Centro
Sabinópolis/MG - CEP: 39.750-000