A avaliação consiste em diagnosticar a situação real de aprendizagem do aluno com relação a indicadores de desempenho, observando-se a escala numérica para cada disciplina.

A avaliação será fonte principal de informação e referência para a formulação de práticas educativas que possibilitem a formação global dos alunos, terá como funções:

  1. Diagnosticadora – buscar investigar os conhecimentos que o aluno traz para sala de aula.
  2. Formadora – Acompanha as etapas da aprendizagem e da totalidade do percurso pessoal identificando os sucessos e as dificuldades desse processo de desenvolvimento
  3. Contínua – Visa organizar as ações educativas subsequentes.

A avaliação deverá incorporar a dimensão cognitiva, cultural, social, biológica e afetiva que fazem parte do processo integral do aluno.

As técnicas de avaliação variam de acordo com os objetivos específicos de cada ano e os diferentes conteúdos programáticos, podendo ser usados como recursos de avaliação, provas, trabalhos individuais e de equipe, pesquisas e observações, exposições orais e escritas, experimentos de laboratório e outros.

Os recursos usados para avaliação de conhecimentos nas áreas de conceitos, procedimentos e atitudes serão desenvolvidos pelo professor, sob orientação do Serviço de Supervisão Pedagógica .

Os critérios adotados para atribuição dos respectivos pontos cumulativos em cada turma de alunos deverão ser discutidos pelos professores, Supervisor Pedagógico. Para avaliação do aproveitamento do aluno, serão adotadas as seguintes escalas de conceitos e pontos cumulativos:

  • Conceitos: Para os conteúdos especificados a seguir que colocam ênfase em aspectos emocionais ou afetivos, e psicomotores:
    • Artes e Educação Física: Ótimo (O), Bom (B), Regular (R).
  • Pontos cumulativos na escala de 0 a 100, para os demais conteúdos do Plano curricular. 

Em cada etapa letiva, para avaliação dos conteúdos da Base Nacional Comum, e parte diversificada do Ensino Fundamental, os pontos cumulativos serão distribuídos na seguinte proporção:

  • 1ª etapa: Janeiro a Maio - 30 pontos
  • 2ª etapa: Maio a Agosto - 35 pontos
  • 3ª etapa: Setembro a Dezembro - 35 pontos

Tais atividades avaliativas serão denominadas de acordo com os seguintes termos:

  • Avaliações parciais
  • Avaliação Final de Etapa;
  • Trabalhos e Atividades de Enriquecimento
  • Participação, sendo que a distribuição de pontos estabelecida é: Avaliações Parciais e Finais: 70%, demais atividades: 30%.

Os estudos de recuperação serão realizados:

  • Paralelamente, durante todo o processo educativo, para garantir ao aluno a superação de dificuldades no percurso escolar.
  • Ao final do ano letivo na modalidade didática de Estudos orientados.

Os estudos de recuperação paralelamente ao ano letivo serão proporcionados aos alunos que não conseguiram o desempenho esperado num determinado espaço de tempo-aula, unidade curricular, na 1ª e 2ª etapa. Nesse processo, ao término do ano letivo, serão promovidos os alunos que obtiverem a média 70%, resultante da média aritmética do 1º, 2º e 3º trimestre e que tenham freqüência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento).

Os resultados das avaliações dos alunos do 1º Ano deverão ser registrados através de relatórios descritivos do desenvolvimento das crianças, observando-se os aspectos cognitivos, psicomotores e afetivos ao final da 1ª e da 3ª etapa do ano letivo.

 

 

Quem Somos?

A Escola

Centro Pedagógico Motivar

Com mais de 20 anos de existência o Centro Pedagógico Motivar (antigo Centro Pedagógico Pés no Chão) se orgulha de, utilizando métodos de ensino altamente consolidados, ter formado diversas turmas, contribuindo para a formação de profissionais diferenciados e sendo hoje referência em educação infantil e fundamental.

Venha conhecer um pouco de nossa história e negociar a educação que fará a diferença no futuro do seu filho!

Leia mais

Possui dúvidas?

Equipe profissional

Nossa equipe é profissional, experiente e motivada constantemente a fornecer educação de qualidade reconhecida através dos melhores sistemas de ensino.

Sistema de ensino

Através do sistema Pitágoras de ensino, você tem garantia de qualidade de todo o material com que seu filho tem contato, garantindo o que há de melhor!

Atividades extracurriculares

Nossos alunos se mantém motivados além de tudo através de trabalhos extracurriculares como teatros, feiras, apresentações de música, acampamentos e muito mais.

Ainda restaram dúvidas?

Venha conhecer nossa estrutura e pergunte sobre nossa instituição! Ficaremos muito felizes em recebê-lo!

Calendário/Eventos

Tel.: (33) 3423 1015 ou (33) 99908 4249
secretaria@equipepesnochao.com.br

Rua Inácio Barroso n. 138 - Centro
Sabinópolis/MG - CEP: 39.750-000